No ar! 4ª temporada de Aqui é Meu Lugar
As pessoas que vivem nas comunidades rurais do Cerrado piauiense narram em áudio a resistência diante da violência do agronegócio.
A quarta temporada do podcast Aqui é Meu Lugar foi ao ar em 11 de março. O impacto dos agrotóxicos, desmatamentos e violências do agronegócio serão alguns dos temas abordados na série em nove episódios. Também estará presente a resistência das mulheres, da juventude e do Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no Sul do Piauí.
O envenenamento das águas nos territórios e Venenos do agronegócio destroem a produção de alimentos são os títulos dos episódios que já foram ao ar e estão disponíveis no site da Rede Social, Spotify, Apple Music e nos principais tocadores de podcast. Com duração de cerca de oito minutos cada, os episódios vão ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras.
A produção é da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, PI. As três temporadas anteriores também estão disponíveis no site da Rede Social.
Leia mais sobre o Cerrado no livro Direitos Humanos no Brasil 2023
A edição 2023 do livro Direitos Humanos no Brasil traz dois artigos que aprofundam a temática da série em áudio Aqui É Meu Lugar.
O artigo Empresas transnacionais do agronegócio causam violência, grilagem de terras e destruição do Cerrado, de Fábio Pitta, Teresa Paris e Maria Luisa Mendonça mostra a forma como fundos de investimento internacionais são beneficiados pelos recentes desmatamentos no Sul do Piauí.
Helena Rodrigues Lopes escreve “Vivendo em territórios contaminados: um dossiê sobre agrotóxicos nas águas do Cerrado”, baseado na pesquisa-ação que constatou elevada contaminação por agrotóxicos em sete territórios e comunidades do Cerrado.
A versão em PDF do livro está disponível no site da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Baixe aqui.